top of page

PROJECTOS EM CURSO

Projecto BioCatalog

Evandro_Lopes-21 November.jpg

O projecto “Gestão integrada e interactiva da informação sobre da biodiversidade do arquipélago de Cabo Verde” visa sistematizar de informação e criar condições para a partilha democrática e equitativa de acesso ao conhecimento relacionado com a biodiversidade do arquipélago de Cabo Verde. A pertinência e importância deste projecto vai de encontro as necessidades nacionais de criação de uma plataforma de fácil acesso com mapas de distribuição de espécies, auxiliado por uma colecção biológica com espécimes colhidos no Arquipélago de Cabo Verde. Mais ainda, o mesmo projecto visa contribuir a operacionalização da Estratégia da Biodiversidade, eixo prioritário da Convenção da Diversidade Biológica, assim como do PANA II, documento orientador da política ambiental nacional. Este projecto será implementado dentro das instalações da Faculdade de Engenharias e Ciências do Mar da Universidade de Cabo Verde, e será apoiado pelo COIA, pelas associações que trabalham na conservação e pelos investigadores nacionais e internacionais.

Projecto Invertebrados de Cabo Verde

Pretende-se com esse projecto debruçar-se sobre os macro-invertebrados marinhos presentes no arquipélago de Cabo Verde nomeadamente os Crustáceos, os Moluscos e os Cnidários. Pretende-se fazer a validação taxonómica de alguns grupos de espécies e avaliar de forma criteriosa a sua diversidade genética no arquipélago. Os dados genéticos serão ainda utilizados para examinar as relações filogeográficas entre as ilhas de Cabo Verde, para testar modelos biogeográficos, modelos de evolução molecular e previsão de padrões de colonização. Por fim, espera-se que os resultados permitam, também, a identificação de introduções antrópicas recentes que terão importantes implicações de conservação de espécies nativas.

Esse projecto está sendo desenvolvida dentro da parceria estratégica entre a Universidade Técnica do Atlântico e O CIBIO- Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos - da universidade do Porto.

Projecto A-Fish-DNA-Scan

O projecto visa desenvolver e implementar um método de metabarcodificação de DNA para a caracterização de espécies de ictioplâncton, e explorar a utilidade do eDNA para a monitorização de comunidades de peixes marinhos. O projecto visa ainda constituir o primeiro passo para o estabelecimento de uma rede atlântica para a monitorização de peixes marinhos no âmbito das Interacções Atlânticas, utilizando abordagens baseadas no DNA e outras abordagens. Para alcançar estes objectivos foi estabelecida uma parceria entre instituições académicas, de investigação e governamentais em Portugal, Cabo Verde e Brasil, assegurando assim a aplicação directa da investigação e dos resultados do projecto.

Projecto BIGFIT

Este projecto intitulado: Big and small – How do we fit all? An integrative framework for investigating character displacement, visa investigar as preferências alimentares e de nicho de três pares de répteis simpáticos das ilhas de Cabo Verde para testar a possibilidade de especiação de condução de CD e subsequentes dissimilitudes morfológicas e ecológicas. Através de uma interacção entre os dados ecológicos, morfológicos e genómicos que pretendemos:
(I) Quantificar as interacções tróficas dos pares de espécies alvo, identificando os principais itens consumidos utilizando metabarcodificação com métodos de sequenciação da Próxima Geração
(II) Comparar diferenças significativas de tamanho e forma interespecífica de pares de espécies em simpatia e alopatia usando morfometria geométrica e tendo em conta a evolução fenotípica
(III) Inferir a sobreposição ecológica de nichos entre pares de espécies utilizando modelos ecológicos baseados em nichos
(IV) Fornecer dados valiosos para orientar acções de conservação de espécies endémicas pelo governo local e reforçar o trabalho em rede do TwinLab InBIO com as universidades locais

Projecto Mus

O objectivo deste projecto é identificar quais as espécies de plantas nativas silvestres e domésticas que o rato-doméstico introduzido nas ilhas de Santiago e Santo Antão consome e quantificar a incidência do consumo de plantas relativamente a outros itens de dieta (invertebrados). Tal permitirá avaliar o impacto da predação por M. musculus nas diferentes espécies de flora e a importância das plantas na dieta destes invasores, bem como quais as populações de roedores que poderão ser designadas como prioritárias para erradicação.

Este trabalho foi financiado pelo Gabinete de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação, Governo de Cabo Verde.

PROJECTOS CONCLUÍDOS

Projecto Auxis

O Projecto é totalmente financiado pelo ICCAT (Organismo internacional que gere os tunídeos) e propõe estudar com base em marcadores moleculares a diversidade das espécies do Genero Auxis, capturados Cabo Verde, Senegal e Costa do Marfim.

Projecto Tarentola

O Projecto financiado pelo MAVA e visa testar as diferenças morfológicas e genéticas entre a subespécie de T. gigas do Raso e Branco bem como medir as suas áreas vitais.

MACAROFOOD

O Projecto enquandram-se no Programa de Cooperação Territorial MAC 2014-2020 da EU e propõe: Desenvolver sinergias entre Ciência e Gastronomia que dinamizem fluxos de informação TIC para incrementar valor aos produtos marinos MAC e impulsionar um turismo de excelência e criar uma rede de cooperação, boas práticas sustentáveis e alianças entre pesca artesanal e hotelaria para melhorar sua organização, visibilidade externa e inserção nos mercados.

MARISCOMAC

O Projecto enquadra-se no Programa de Cooperação Territorial MAC 2014-2020 da EU e propõe: o desenvolvimento de condições técnicas e bases científicas para a exploração sustentável de mariscos e peixes nas águas, quer costeiras quer profundas, da Madeira, Canárias e Cabo Verde bem como a sua comercialização.

BIOTECMAR

Projeto com finalidades gerais de promoção do desenvolvimento e uso de metodologias de Biologia Molecular assim como, a produção de informação genética das espécies dos Arquipélagos da macaronésia e estabelecer colaboração e transferência científico-tecnológica no espaço macaronésio, com a finalidade de desenhar estratégias de rápida resposta a investigação de organismos marinos e gestão da biodiversidade.

Mais informação em bangen-pct.org

BIOVAL

"Valorización, control y gestión de los recursos marinos de Macaronesia" - Este Projeto visa a elaboração de estratégias para gestão de espécies de interesse pesqueiro e com problemas de sobre-exploração bem como o controle de espécies invasoras e migratórias.​

Mais informação em bangen-pct.org

Estratégia OP-6 do GEF-SGP

Esse projecto visa o delineamento de uma Estratégia de financiamento do programa das pequenas subvenções do Fundo Global para o ambiente - GEF-SGP. O programa é financiado pelo Fundo Mundial para o Ambiente, o GEF, é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, e executado administrativamente pelos Escritórios das Nações Unidas para Execução de Projetos, UNOPS. O GEF SGP é também apoiado pelos próprios parceiros proponentes e pelo governo de Cabo Verde. Mais informações em http://www.gefsgp.org.cv/

Plano de Gestão e conservação dos Corais

Esse projecto visa o delineamento de medidas para a conservação dos ecossistemas coralinos como também o fomento da melhoria nas condições de vida das populações que dependem desses ecossistemas, assegurando o uso sustentável. O projecto foi financiado pela Direcção Geral do Ambiente do Ministério do Ambiente, Habitação e ordenamento do território de Cabo Verde. Mais informações em http://www.sia.cv

AQUACULTURA

Projeto-piloto de produção de Tilápia para utilização como isco vivo”, com financiamento da FAO e com parcerias com o Instituto nacional de Desenvolvimento das Pescas de cabo Verde (INDP).

HISTÓRIA NATURAL DAS DESERTAS

bottom of page